Os animais com mais idade no mundo


A medicina está evoluindo e os seres humanos que tinham uma expectativa de vida de até 40 anos, há não muito tempo atrás, hoje já podem viver em média 80 anos.

Cada vez existem mais pessoas centenárias também. Mas isso não é nada, comparado com a quantidade de anos que podem viver certas espécies de outros animais!

Algumas espécies de animais podem surpreender de diversas maneiras. São predadores implacáveis, apresentam adaptações incríveis, são fofos, são assustadores…


Mas quando falamos sobre a ciência da vida, acho que a característica que mais pode chocar é a quantidade de tempo que alguns animais podem sobreviver.

Nessa lista não entram plantas fungos, porque esses organismos podem ter uma vida de milhares de anos, sem comparação com os animais. Porém, alguns podem realmente viver muito tempo, muito mais tempo do que você poderia imaginar…

1) Arctica islandica

Esse molusco bivalve vive nas águas geladas da parte norte do Oceano Atlântico. A média de duração de vida deles varia entre 400 e 410 anos, porém, já foram encontrados indivíduos que tinham mais de 500 anos de vida!

A idade desses moluscos pode ser contada como se contam as linhas em árvores. Cada linha presente nas conchas revelaria um ano de vida desses animais que crescem continuamente por todo esse tempo.

2) Baleia da Groenlândia

Esse é o mamífero mais longevo que existe no mundo. A hipótese de que essas baleias poderiam viver por mais de 200 anos sempre foi contestada, porém, baleias dessa espécie foram observadas feridas por arpões.

Os arpões é que deram a resposta sobre o quanto elas podem viver. Eles eram ferramentas de pesca utilizadas por pessoas durante o século XIX, logo, têm mais de 200 anos. Por isso, acredita-se que elas podem viver entre 170 e 245 anos de idade.


Baleia Da Groenlândia

3) Moreias

As moreias são peixes bem compridos que vivem em tocas. Elas têm um metabolismo bem baixo e não ficam sempre nadando pelos mares.

Essa vida pacata que elas levam pode ser um indicativo para que alguns indivíduos cheguem a completar até 150 anos de idade.

4) Tuataras

Apesar de se parecer muito com lagartos, esse réptil tem uma história evolutiva diferente. Tuataras têm características intermediárias entre tartarugas, lagartos e aves.

Elas são como um elo perdido da evolução dentro da classe dos répteis. Além de serem reconhecidas como “fósseis vivos”, as tuataras também apresentam um terceiro olho pineal na testa, que fica recoberto por escamas! Mas mais louco ainda, é saber que cada indivíduo pode viver mais do que 200 anos!

Tuataras
Tuataras

5) Carpas Koi

Esses peixes têm uma ligação muito forte com lendas japonesas. O seu símbolo representa longevidade, prosperidade e fertilidade. Tudo explicado pela forma e a quantidade de anos que eles podem viver: alguns indivíduos chegam a ter 200 anos de idade!

Fontes:

Mother Nature NetworkBiologia Total

0 comentários: